Roteiro: Dicas do que fazer na Guarda do Embaú – SC. Paraíso Existe!

A praia Guarda do Embaú fica localizada na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, perto de Florianópolis.

Pedra do Urubu, 1h30 de subida…olha os pézinhos de lama.

Já fomos 2 vezes lá, somos apaixonada pela Guarda.

A praia  é o encontro com o mar e o rio Madre, para chegar na praia você pode pegar um barquinho, que na época custou 3 reais ou você pode atravessar a pé, a água chega até seu tórax, mas dá para ir tranquilamente.  Mas ir de barquinho nos lembra de Veneza, sabe, sendo um charme a mais.

A primeira vez nos hospedamos em um Hotel na cidade de Palhoça, que é uma rede de hotéis, chamada Slavieiro, como queria conhecer Floripa, o parque Beto Carrero, preferi ficar em uma localização estratégica. Este hotel fica perto da rodovia, é iluminado a noite, pois saíamos bem cedo e chegávamos a noite. É dentro de um shopping o Slavieiro, é maravilhoso, a Maria nem queria ir embora, rsss.

Na segunda vez que fomos, ficamos em um camping chamado:  Camping  Beira Rio na praia da Guarda mesmo, estando 10 minutos a pé da praia, um local organizado com vestiários sempre limpos; chuveiros espalhados pelo camping , para quem quisesse tomar seu banho gelado, nós usamos as duas opções, ótimo, pois estava muito, mas muito quente lá em janeiro, então nem nos preocupamos com água quente, tem lanchonete que serve café da manhã e almoço (pagos a parte), com pratos executivos, porém, nós íamos tomar café na padaria do centrinho da Guarda, que é uma fofura e sempre íamos almoçar ou jantar  no famoso Bar do João que fica na rua principal, indo em direção a praia.

Bar do João
Padaria do centrinho

 

A Guarda tem tudo: mercado, farmácia, bares, restaurantes, lojas, é um bairro aconchegante, eu considero como um roots de alto nível.

 

O que fazer lá:

  • Trilha Pedra do Urubu
  • Trilha para a praia da Pinheira
  • Vale da Utopia
Trilha Vale da Utopia

 

 

 

Como chegar?

De avião

O Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz é o mais próximo a apenas 48 km de distância.

De carro

Acesso pela BR-101 (vindo do Norte ou do Sul).

De ônibus

Os ônibus com destino a Guarda do Embaú, saem da Rodoviária de Florianópolis. A empresa Paulotur faz o trajeto.

Leia também: 

Rainbow Montain…como chegar na Montanha Colorida do Peru.


Na primeira vez fomos de avião e dentro da cidade utilizamos o transporte público, que é bem organizado, as pessoas locais são bem educadas e prestativas, amei estar lá, com tantas pessoas educadas, davam dicas além do que eu pedia. Fui de ônibus para a praia da Guarda, saindo da praça de Palhoça, dica: dentro da banca de jornal eles vendem pela metade do preço a passagem, que é um ônibus de viagem, custou na época 10 reais e a parada de ônibus para a  volta é em frente ao bar do João na Guarda, pergunte ao motorista quando é o último horário, caso não se hospede lá na praia.

Foto 1
Foto 2

Fatos sobre a Guarda do Embaú

  • A cor da água varia na praia, de acordo com o rio Madre, na foto 1 a água está escura, na foto 2 está transparente, estávamos no mesmo local, mas em anos diferentes. Então se você chegar na Guarda e encontrar a água escura ou cor de mel, é normal, cada dia está de uma cor lá.
  • O ator Paulo Zulu mora e administra uma pousada da família na praia.
  • É o reduto dos surfistas, mas tem áreas com águas calmas para se banhar.
  • A arquitetura do vilarejo é um charme a parte.
  • É perto da praia do Rosa, outro reduto roots lindo.
  • Estilo alternativo preservado.
  • A região faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
  • O acesso é bem sinalizado e fácil acesso.
  • A praia e vilarejo tem uma ótima estrutura para turistas, na praia vende comida, bebida, tem bombeiros, etc.
  • Ambiente familiar e jovem, você vai querer voltar sempre!

 


Siga nosso instagram @maeefilhatrips

Toda segunda- feira post novo!

Beijo da Mamis!

About Janah Leite

Pedagoga, ama ser a mãe da Maria, engajada em políticas sociais. Gosta de inspirar as pessoas a viverem seus sonhos. Sempre tem uma visão positiva de seu posicionamento no mundo. Encara a viagem como uma busca constante de compreender o comportamento do ser humano, em suas diversas facetas, criando mais empatia e entendendo que somos iguais em diversas necessidades, independente da cor, religião, opção sexual e classe econômica.