Roteiro San Andrés / Colômbia – Relato por Even Aguiar

A viajante Even Aguiar veio nos contar seu relato, da viagem que ela fez para Ilha San Andrés na Colômbia, ela é baiana,  estudante de Oceanografia e mora em Vitória/ES.

Período da Viagem: 23/01/18 à 05/02/18

Dia 23

Chegada em San Andrés às 10h da manhã, fui para o hotel deixar as malas, saquei dinheiro no Wester Union, almocei, fui para a praia principal “Sprait”, encontrei com o Guia de Turismo da cidade Diego, para confirmar meus passeios. Esse dia foi tranquilo e para saques a Western Union realmente é a melhor opção.

Dia 24

Jetski de manhã

Valor: 90 mil cops por 30 minutos e indo pela segunda vez 60 mil por 20 minutos, pois chorei desconto.

Fiz Parasail à tarde e vi o por do sol.

Realmente o Parasail é espetacular, vá com medo mesmo, vale cada centavo!

Dia 25

Aluguei “Mule”

Valor: 160 mil cops para duas pessoas

Dica: ir para West View e La Piscinita, fazer Volta a Ilha. A West View é demais, muito azul, muito peixe! Almocei no restaurante que tem em frente, acabei não indo no La Piscinita, achei que não valia a pena.

Dia 26

Acuario

Valor: 30 mil cops para duas pessoas

Iradísssssimoooo vale muito a pena!

A agência é desorganizados, então você consegue ir até “Johnny Cay” de graça, sem eles saberem que você pagou somente o “Acuario”, basta falar que pagou os dois.

Dia 27

Johnny Cay

Valor:  40 mil cops para duas pessoas

Não achei a Ilha Johnny Cay nada demais, cheguei e queria ir embora uma hora depois, mar muito agitado, muito vendedor das barracas enchendo o saco, não tem nada pra fazer, não tem vida marinha, não da pra fazer snorkel.

Dia 28

Snorkeling na Barreira de Corais

Valor: 120 mil cops para duas pessoas

Dia 1/02

Esse dia aproveitei para ficar livre, ficar em San Andrés, em alguma praia ou repetir algum passeio.

    

Dia 2

Deixei para fazer compras.

Dias 2 a 5/02

Providência

Bom vamos lá…fui de catamarã, demorou 3h e uns minutos, todo mundo me falou que demorava 5h, acho que nisso eu dei sorte, se é bom ou ruim, é muito particular, balança demais óbvio porque é mar aberto, eu tomei o remédio 2h antes de ir e não enjoei, mas com certeza não é nada prazeroso.

Quando cheguei a Providencia, descobri que o navio que levava mantimentos para eles, não tinham ido, e eles estavam sem gasolina sem gás e ficando sem comida, a ilha tem o mínimo de estrutura por ser muito pequena. O centro tem apenas um restaurante que dá para comer, e o resto é tudo muito longe! Fiz tudo de carona. Eu nao ficaria mais de 2 dias lá, tanto que programei para ficar 4 e não aguentei, comprei passagem de avião correndo para voltar a San Andrés. (Mais uma vez o Guia Diego me ajudou a encontrar vagas no voo, galera o Diego é uma pessoa espetacular podem contar com ele para tudo)

Providencia praias: TEM ESGOTO SENDO JOGADO EM TODOS OS CANTOS DA ILHA.
“Ah… mas seria pedir demais que tratassem esgoto numa ilha tão pequena”
Sera? Certamente meus filhos não poderão visitar esta ilha porque sera só esgoto,daqui poucos anos!
Não tive coragem de entrar em NENHUMA PRAIA de Providencia, muito lixo muito esgoto!

Santa Catalina

Mais lixo e mais esgoto pra todos os lados! Vale a pena ir na “Cabeça de Morgan” e tirar a foto, mas não entrei no mar também!
Frescura? Não, só não viajei milhares de kms para nadar em esgoto.

     

Cayo Cangrejo

Na minha opinião  é muito superestimado, a ilha é linda claro, espetacular, mas não tem muito o que ver mergulhando além de peixes comuns e algumas tartarugas, fui pra ficar o dia todo e só consegui ficar 2h porque realmente não achei esse encanto todo que todo mundo acha.
Lembrando que todas as viagens são muito particulares e únicas, cada um vê de um jeito.

Me hospedei Pousada Yolimario, a dona é um amor de pessoa!!! E no hotel hotel Tropical Dreams.

Eu sou estudante de oceanografia então certamente olharia a ilha com outros olhos!

NÃO JOGUEM LIXO NAS PRAIAS
TEM MUITO LIXO ESPALHADO POR TODO LADO!
8 MILHOES DE TONELADAS DE LIXO VÃO PARA OS OCEANOS TODOS OS ANOS!!
Evitem plásticos descartáveis, NÃO USE CANUDOS, canudo é algo que na serve para nada, se vem no copo, beba no copo.

NÃO FAÇAM O PASSEIO DE MANTARRAYAS !!!!

  • Assunto para o próximo post…explicando como funciona esse passeio.

Fechei todos os passeios com o Diego Olsen é um cara sensacional muito prestativo, porém ele tira a comissão dele nos passeios, certamente se você procurar e pechinchar, achará todos mais baratos que o Diego, porém com ele é mais cômodo e tem mais garantias!

 

Outra observação que fico triste de fazer como mulher, fui assediada diariamente milhões de vezes a todo momento em San Andrés, realmente existe uma cultura machista gritante na ilha, como no mundo todo!

Siga a Even em suas redes sociais

Instagram: @evenaguiar

About Janah Leite

Pedagoga, ama ser a mãe da Maria, engajada em políticas sociais. Gosta de inspirar as pessoas a viverem seus sonhos. Sempre tem uma visão positiva de seu posicionamento no mundo. Encara a viagem como uma busca constante de compreender o comportamento do ser humano, em suas diversas facetas, criando mais empatia e entendendo que somos iguais em diversas necessidades, independente da cor, religião, opção sexual e classe econômica.