Como evitar passar mal nos países onde a altitude é alta – Mal de Altitude

Sempre li sobre o assunto, mas sentir na pele é outra coisa, começamos a entender o que é ter problemas com isso já na região norte da Argentina, na cidade de Humahuaca e piorando na cidade de Potosí na Bolívia.

Os principais sintomas do mal de altura são:

  • dor de cabeça;
  • náuseas;
  • enjoo;
  • falta de ar;
  • diarréia em alguns casos;
  • sensação que está gripado.

O que é Soroche?

É o mal estar que as pessoas sentem em cidades que estão acima do nível do mar. Cidades altas: como  Bolívia, Peru e a região norte da Argentina.

Como amenizar os efeitos?

Existem pessoas que não sentem nada, são raras, pois uma falta de ar ao andar na rua, sentimos, tudo fica mais demorado nessas cidades, pois nos cansamos mais rápido. Mesmo a pessoa sendo atleta, era se cansará.

Para melhorar e ajudar nosso corpo a se adaptar melhor ao novo clima que estamos expondo ele, existem: bala de coca, chá de coca, e um remédio chamado Sorojchi Pills, que foi o que comprei na Bolívia,(custou 2 reais a cartela com 10 comprimidos),  quando eu tomei o comprimido em menos de 30 minutos estávamos super bem, eu e minha filha.

Nos mercados e nas ruas existem diversos chás, todo morador vai te ajudar, o que mais tem nessas cidades são turistas, muitos zonzos com altitude, são pessoas maravilhosas, só perguntar. Mas com certeza vão logo de te oferecer a folha ou bala de coca.

Ficar na cidade alguns dias, para seu corpo ir se acostumando com o clima, é um fator importante.

Eu particularmente não gosto de chá, até coloquei a folha de coca no canto da boca, mas não gostei, minha filha muito menos. rssssss. Prefiro comprimido, mais prático. Lembrando que crianças com menos de 10 anos não podem tomar esse comprimido.

Minha dica é você ir no seu médico antes da viagem e ele recomendar o melhor remédio para você.

Existem hotéis no Peru que tem tubulações que liberam oxigênio para seus hóspedes, e também possuem máscaras de oxigênio. Agência de Viagens também devem ter balões de oxigênio em caso de emergência, fiquem atentos a isso antes de fechar pacotes de passeios. Se cuide.

Gostamos de aventura, mas temos que ter prudência e responsabilidade com a nossa vida, pois é  melhor bem que temos.

Espero ter ajudado…

Beijo da Mamis

About Janah Leite

Pedagoga, ama ser a mãe da Maria, engajada em políticas sociais. Gosta de inspirar as pessoas a viverem seus sonhos. Sempre tem uma visão positiva de seu posicionamento no mundo. Encara a viagem como uma busca constante de compreender o comportamento do ser humano, em suas diversas facetas, criando mais empatia e entendendo que somos iguais em diversas necessidades, independente da cor, religião, opção sexual e classe econômica.