10 coisas que fazemos para economizar durante as viagens…

1- Conhecemos o lugar visitado antes de ir. 

Sempre que falo de alguma cidade, falo com autoridade do local, as pessoas acham que já fui,mas não fui, pesquiso tudo antes de ir, todos os lugares que pretendo visitar naquele destino.Pego dicas de conhecidos e amigos que já foram, blogs de viagens, instagram de viajantes.  Isso é importante fazer, pois podemos ser enganados facilmente por guias mal intencionados. Saber de onde sai os barcos dos passeios, onde tem restaurantes baratos e bons, saber o tempo dos passeios para programar o que irá fazer durante o dia.

2- Escolher uma pousada/hotel/hostel/camping perto de onde sai os passeios, ou pelo menos de um local que poderá ficar caso não faça passeio aquele dia.

Não adianta ficar numa hospedagem barata e muito longe dos principais atrativos, o barato sai caro, pois você terá que gastar com táxi, uber ou horas no ônibus. Gastando mais ou o mesmo se estivesse escolhido uma hospedagem num local mais estratégico.

3- Escolher horário de seu voo de acordo com o horário de ônibus para sair do aeroporto.

Prestar atenção no horário de saída e chegada do seu voo na cidade, pois você poderá ficar na mão, tendo que pagar um táxi até sua hospedagem, ir de ônibus ou metrô economiza bastante. Se atentar em saber até que horas funciona o transporte público local, para não ter que dormir no aeroporto ou rodoviária. Referente a isso às vezes não tem jeito, a promoção e tão boa que preferimos dormir no aeroporto mesmo.rssss

4- Comer onde as pessoas locais comem.

Nao existe país ou cidade que todos são ricos, até porque existem trabalhadores para servir o local, por mais luxuoso que seja. Onde comem esses trabalhadores, perguntem para eles, sempre tem um restaurante bacana que vende mais em conta, para as pessoas que moram no local visitado. Ás vezes até mais gostosa a comida.

5- Fazer compras no mercado.

Essa opção é bacana para aqueles que onde estão hospedados, tem uma cozinha que possam usufruir, mas cuidado, façam as contas, vejam se compensa, pois comprar muita coisa também é gastar da mesma forma que comer em um restaurante onde o prato feito ou comida a kilo sairá no mesmo preço.

6- Reservar passeios com os guias locais.

Já saber qual empresa que você irá é prático e econômico, claro que você pesquisou bem, como eu falei no item 1. Quando for viajar, caso realmente precise de guia (pois muitos lugares não precisa), contrate um guia da cidade. Contratar pacotes de agências da sua cidade para te levar sai muitooo mais caro.

7- Evite comprar lembrancinhas.

Isso encarece e muito a viagem, suas lembranças são suas fotos, compre o que REALMENTE gostou, pois a animação  na hora, muitas vezes você compra para alguém e esse alguém nem dá a devida importância para aquilo e você gastou dinheiro a toa, claro que existem exceções, mas quanto menos tranqueira comprar melhor para você, pois 10 reais faz falta no último dia da viagem. Falando nisso, caso for comprar algo, deixe para comprar no último dia da viagem, pois esse dinheiro poderá fazer falta para uma almoço, uma comida típica local, sobremesa bacana, pois gastar com comida é sempre melhor.

8- Caso não tenha carro, use o transporte público local.

Todos sabem que o transporte público é mais em conta e ainda você acaba conhecendo mais lugares e vivenciando o dia-a-dia das pessoas locais, absorvendo mais a cultura da cidade visitada. Mas pesquise antes se o transporte público local funciona também, tem cidades que não dá.rsss

 

9- Utilize o Couchsurfing, Bla bla car e qualquer outro aplicativo que ajude você a economizar.

Bla bla car e um aplicativo que une viajantes que vão para o mesmo lugar de carro, você contribui com o valor estipulado pelo dono do veículo que sempre é um valor pequeno. Couchsurfing é um aplicativo que você encontra uma casa para se hospedar, são casas de moradores que recebem viajantes, isso funciona no mundo todo.

10- Comprar lanches rápidos, para comer durante o dia.

Sempre tenha em sua mochila de ataque umas bolachas, águas, sanduíches, etc. Pois se tiver em algum lugar que o guia só pare em lugar caro ou você indo sozinho mesmo, você terá algo para comer e aguentar esperar chegar, em um lugar mais em conta, para enfim comer comida.

 

About Janah Leite

Pedagoga, ama ser a mãe da Maria, engajada em políticas sociais. Gosta de inspirar as pessoas a viverem seus sonhos. Sempre tem uma visão positiva de seu posicionamento no mundo. Encara a viagem como uma busca constante de compreender o comportamento do ser humano, em suas diversas facetas, criando mais empatia e entendendo que somos iguais em diversas necessidades, independente da cor, religião, opção sexual e classe econômica.